Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Focus: Mercado financeiro prevê alta nos juros e nos preços

Analistas estimam que a Selic passará dos atuais 7% para 8% no próximo ano e que a inflação acelere em 2018 e 2019 em relação ao ano passado

Por Da redação
15 jan 2018, 09h08

Os analistas do mercado financeiro estimam que a taxa básica de juros – a Selic – vai aumentar em 2019, chegando a 8% ao final do período, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. É o primeiro documento divulgado pelo Banco Central com as previsões para o próximo ano.

Para 2018, a previsão é de que a Selic chegue em dezembro a 6,75%. A taxa atual é de 7%, o nível mais baixo da história, e a primeira reunião do Copom sobre o tema está marcada para fevereiro. A taxa de juros básica é usada como referência no mercado financeiro e influencia em juros bancários e no rendimento de investimentos, como os títulos do Tesouro.

Em relação à inflação, a estimativa é de que o IPCA encerre o ano em 3,95% – o centro meta estipulada pelo governo em 2018 é de 4,50%. Para 2019, a previsão é de que o índice chegue a dezembro em 4,25%, coincidente com o centro da meta para o período.

Em ambos os casos, o patamar previsto é maior do que o observado neste ano, quando o IPCA teve alta de 2,95% em 12 meses – abaixo do limite mínimo de 3% estipulado para 2017.

Os economistas subiram a estimativa do PIB deste ano de 2,69% para 2,70%. Para o ano que vem, as análises apontam alta de 2,80% na produção do país. O resultado do PIB de 2017 será divulgado em março pelo IBGE.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.