Focus: Mercado financeiro mantém principais previsões
Os analistas do mercado financeiro repetiram nesta semana as previsões para inflação, PIB e taxa Selic feitas na semana anterior
Os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central mantiveram nesta semana as principais expectativas para a economia feitas na semana anterior, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira.
As estimativas para a inflação medida pelo IPCA ao fim de 2017 ficaram estáveis em 3,08%, após quatro semanas consecutivas de alta. Para 2018, permanecem em 4,02%, mesmo nível de há um mês.
O patamar mínimo estabelecido pelo governo para o aumento de preços em 2017 e 2018 é de 3%, e o centro da meta para ambos os anos é de 4,5%. A inflação de outubro será divulgada na sexta-feira pelo IBGE.
Para o PIB, os analistas ouvidos pelo BC estimam que a alta será de 0,73% neste ano – previsão estável pela segunda semana consecutiva. E de 2,50% em 2018, a mesma há três semanas.
A estimativa é de que a taxa básica de juros, a Selic, termine ambos os períodos em 7%. A taxa está atualmente em 7,50%, e a divulgação da próxima decisão está marcada para o dia 6 de dezembro.