Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FMI: Segundo pacote para a Grécia terá de ser revisado

Por Álvaro Campos

Bruxelas – O diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Antonio Borges, aaliou hoje que o tamanho do segundo pacote de resgate para a Grécia, de 109 bilhões de euros, terá de ser revisado, uma vez que, diz, o número está “obsoleto”. “Todos os números foram extremamente experimentais”.

Borges acrescentou ainda que o próximo programa terá de enfatizar a geração de crescimento econômico em vez de focar somente nas contas públicas da Grécia. O diretor também disse que não há pressa nas negociações entre a troica de inspetores internacionais e o governo grego para a liberação da próxima parcela do primeiro pacote internacional de resgate. “A mensagem essencial é a de que nós não estamos com pressa”, comentou, acrescentando que está confiante em que as conversas atingirão um “resultado positivo”.

Segundo Borges, uma vez que a ampliação da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) for aprovada pelos Parlamentos dos 17 membros da zona do euro, o FMI poderá atuar juntamente com as operações desse mecanismo no mercado secundário. Para isso, o Fundo teria de criar um veículo de propósito específico para intervir nos mercados primário e secundário. As informações são da Dow Jones.