Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Fluxo de veículos em estradas sobe 0,2% em novembro

Por Da Redação 9 dez 2011, 12h00

Por Francisco Carlos de Assis

São Paulo – O fluxo de veículos que Circularam pelas estradas pedagiadas do País em novembro cresceu 0,2% ante outubro, segundo o Índice ABCR da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), calculado em parceria com a Tendências Consultoria Integrada. O dado já conta com os descontos dos efeitos sazonais. Em outubro, comparativamente a setembro, também com ajustes sazonais, o fluxo de veículos havia mostrado crescimento de 0,6% sobre setembro.

Esta é a segunda alta consecutiva do Índice ABCR após uma sequencia de duas quedas seguidas. O fluxo de veículos nas estradas pedagiadas é um dos principais indicadores antecedentes de atividade econômica e renda do País.

O movimento dos veículos leves fechou novembro mostrando expansão de 0,2% na comparação com outubro, livres dos efeitos sazonais, e o de pesados avançou 0,7%. Em outubro em relação a setembro, pela ordem, o fluxo dos leves havia crescido 1,1% e dos pesados recuado 0,8%.

Na comparação de novembro com igual mês de 2010, o Índice ABCR registrou crescimento de 4,1% no fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas, a mesma taxa registrada em variação registrada em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês em 2010. A circulação dos leves cresceu 3,6% e o dos pesados 5,4% em relação a igual mês do ano passado.

12 meses

Nos últimos 12 meses, o fluxo total de veículos acumula alta de 7,1%, de acordo com os dados da ABCR e Tendências Consultoria Integrada. No mesmo período de 12 meses encerrado em outubro, a ABCR havia registrado uma expansão de 7,5%.

Os veículos leves acumularam um crescimento de 7,1% nos 12 meses encerrados em novembro e os pesados, expansão de 7,2% no período de 12 meses encerrado no mês passado.

Continua após a publicidade

Publicidade