Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch põe oito bancos da Espanha em revisão negativa

Agência também colocou em perspectiva de rebaixamento os ratings de longo prazo da dívida garantida pelo governo espanhol emitida por instituições financeiras do país

A agência de classificação de risco Fitch colocou as notas de oito bancos espanhóis em revisão negativa, além dos ratings de longo prazo de toda a dívida garantida pelo governo da Espanha emitida por instituições financeiras do país.

A decisão coloca em revisão negativa os ratings de crédito do Banco Santander, Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), CaixaBank, Caja de Ahorros y Pensiones de Barcelona (La Caixa), Caja Laboral, Banco Cooperativo Espanol, Confederacion Española de Cajás de Ahorros e Bankia.

Segundo a agência, a decisão acompanha a revisão para rebaixamento do rating soberano de longo prazo da Espanha, atualmente em AA-, anunciada na última sexta-feira. “A revisão negativa das instituições reflete temores similares àqueles que atingem o rating soberano da Espanha, ou seja, o efeito profundamente adverso da crise da zona do euro sobre a estabilidade financeira e econômica”, diz a Fitch.

(com Agência Estado)