Clique e assine a partir de 9,90/mês

Fitch mantém ‘triplo A’ dos EUA com perspectiva negativa

Por Da Redação - 10 jul 2012, 20h48

Washington, 10 jul (EFE).- A agência de classificação Fitch decidiu nesta terça-feira manter a nota da dívida dos Estados Unidos em AAA, mas com perspectiva negativa devido à persistência dos perigos pelo desacordo político para adotar medidas de redução do déficit.

Em comunicado, a agência indicou que não pretende revisar a perspectiva negativa – adotada em novembro passado – até o final de 2013, uma vez que sejam definidos os planos de redução do déficit do governo que sair das eleições presidenciais de 6 de novembro.

‘A incerteza sobre as políticas de impostos e despesas, associadas ao chamado precipício fiscal, pesam sobre as perspectivas a curto prazo’, indicou a Fitch em seu relatório.

‘Acordos em planos plurianuais de redução do déficit estabilizariam o endividamento’ e poderia devolver a perspectiva ao nível estável, algo que parece difícil de conseguir até depois das eleições devido ao desacordo entre os partidos Democrata e Republicano no Congresso.

Continua após a publicidade

Segundo a Fitch, os Estados Unidos continuam sendo a maior economia mundial, com uma sólida economia produtiva e diversificada, com a flexibilidade financeira que lhe dá uma moeda como o dólar, divisa de reserva em nível mundial.

Em agosto do ano passado, a Standard & Poor’s rebaixou um degrau da nota da dívida americana, para AA+, algo que provocou o temor nos mercados financeiros. EFE

Publicidade