Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch atribui rating inicial BBB à cidade do Rio

Por Álvaro Campos

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch atribuiu hoje os ratings iniciais de longo prazo em moeda local e estrangeira BBB à cidade do Rio de Janeiro, com perspectiva estável. Os ratings de curto prazo foram estabelecidos em F2. O rating de longo prazo em escala nacional é AA+(bra), e o de curto prazo é F1+(bra).

Segundo o comunicado da Fitch, os ratings atribuídos à capital fluminense refletem a nota soberana do governo federal brasileiro, que é o principal credor da cidade, responsável por quase 81% da dívida carioca em circulação em 2010, que na época era de R$ 6,6 bilhões.

“Os ratings em escala nacional podem se beneficiar da bem sucedida implementação de medidas corretivas para aumentar o período de suficiência do Fundo Especial de Previdência do Município do Rio de Janeiro (Funprevi). No entanto, maiores despesas operacionais, aliadas ao incremento de seu endividamento, poderiam deteriorar seu desempenho operacional, contribuindo para uma ação negativa no rating”, diz o texto.

A Fitch lembra que a cidade do Rio de Janeiro recebeu, em 2010, um empréstimo do Banco mundial, que lhe permitiu melhorar seu perfil de endividamento e reduzir seus elevados custos, após a amortização de 20% da dívida com o governo federal. “O município implementou uma administração mais eficiente, objetivando reduzir despesas, especialmente as relacionadas a pessoal. Além disso, tem buscado aumentar a fiscalização na arrecadação de impostos, o que contribui para um melhor desempenho fiscal”, acrescenta a agência.

O relatório lembra que o Rio é a segunda cidade mais importante do Brasil em termos econômicos, originando cerca de 5,1% do PIB nacional em 2008. “O município apresenta uma economia dinâmica, baseada em serviços e com foco em investimentos, principalmente em infraestrutura”.