Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

FGV: Confiança do comércio sobe pelo 4º mês seguido em agosto

Resultado consolida tendência de alta da confiança no setor no ano, com alguma melhora na percepção sobre o ambiente atual dos negócios, explica economista

Por Da redação 25 ago 2016, 09h19

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil avançou pelo quarto mês seguido, com altas nas medições da situação atual e das expectativas, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Icom subiu 7,2 pontos em agosto, atingindo 82,1 pontos. Na média móvel trimestral, o índice subiu 3,7 pontos e registrou a maior alta da série iniciada em março de 2010.

“O resultado de agosto consolida a tendência de alta da confiança do comércio em 2016, com alguma melhora na percepção sobre o ambiente atual dos negócios. Ainda assim, a distância recorde de 21 pontos entre os índices que medem expectativas e percepção sobre o momento presente (IE e ISA) ilustra o fato de que, em agosto, o setor apresenta um grau de otimismo em relação ao futuro que se aproxima da neutralidade, mas continua enfrentando grandes dificuldades no dia a dia”, afirma o Superintendente de Produção de Bens Públicos da FGV/IBRE Aloisio Campelo Jr.

No mês, o Índice de Expectativas (IE) subiu 8,2 pontos, para 93,0 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 5,9 pontos, a 72,0 pontos.

Leia também:
Senado aprova renovação da DRU até 2023 e texto vai a promulgação
Venezuela terá ‘general do arroz’ na guerra contra escassez

A FGV divulgou anteriormente nesta semana que a confiança do consumidor avançou pelo quarto mês seguido em agosto, enquanto o resultado preliminar do Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu no mês, interrompendo uma sequência de cinco altas seguidas.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade