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Faturamento do varejo na Grande SP sobe 3,3%

Por AE

São Paulo – O faturamento do varejo da região metropolitana de São Paulo subiu 3,3% em fevereiro, ante igual mês do ano passado, e alcançou o valor nominal de R$ 11,9 bilhões, informou nesta quarta-feira a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada pela entidade, aponta que no bimestre o varejo da Grande São Paulo acumula alta de 2,8% na comparação com o mesmo período de 2011.

Quatro ramos de atividade tiveram alta acima do aumento médio geral de 3,3% de fevereiro. O segmento que mais cresceu, na comparação com igual mês de 2011, foi o comércio eletrônico (55,7%), seguido de lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (10,9%), supermercados (8%) e lojas de móveis e decorações (4,6%). Lojas de vestuário, tecidos e calçados registraram alta de apenas 0,5%. Os segmentos que faturaram menos foram lojas de departamentos (-0,6%), material de construção (-1,3%), comércio automotivo (-2,1%) e farmácias e perfumarias (-7,2%).

O comércio eletrônico acumula expansão de 42,5% no ano até fevereiro, mas entre as lojas físicas o destaque é o segmento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com alta de 11,4% no faturamento em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Para a assessoria técnica da FecomercioSP, o bom desempenho desse setor é resultado da política de desoneração de IPI sobre a linha branca implementada pelo governo.