Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Faturamento do varejo da Grande SP cresceu em outubro

Por Equipe AE

São Paulo – O comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo aumentou seu faturamento em outubro em 2,4% ante o mesmo mês do ano passado, mostra a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). No acumulado do ano, as vendas estão 3,3% maiores. O destaque ficou para a comercialização de automóveis, que registrou avanço de 10,5% nas vendas na comparação com outubro de 2010.

Já as vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, segundo a pesquisa, caíram 5,1% ante outubro do ano passado. A Fecomercio-SP, no entanto, afirma que o setor deve apresentar números positivos nos próximos meses por conta da desoneração da linha branca anunciada pelo governo no início de dezembro. “Além disso, o segmento registra variação positiva de 8,8% no ano, desempenho inferior somente ao do e-commerce, que acumula alta de 14,1% em 2011”, afirma a entidade, por meio de nota à imprensa. As vendas dos supermercados aumentaram 2,5%, ampliação justificada, conforme a pesquisa, pelo alto nível de emprego e renda.

Os setores de lojas de departamento e farmácias e perfumarias foram os únicos que acumulam no ano retração nas vendas até outubro, de 2,5% e 9,4%, respectivamente. Para os próximos meses, de acordo com a Fecomercio-SP, a PCCV deve mostrar novas elevações no faturamento, motivadas pela proximidade do Natal e das festas de fim de ano.