Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Europa vai ampliar checagem no superjumbo A380, dizem fontes

A inspeção de toda a frota da aeronave vai concentrar em falhas recentemente identificadas nos novos jatos da Airbus e da Boeing

Por Da Redação 8 fev 2012, 07h13

Autoridades de segurança aérea da Europa estão se preparando para ampliar as buscas por rachaduras nas asas do superjumbo A380 para toda a frota da aeronave, disseram fontes à Reuters nesta quarta-feira. A decisão de prosseguir com uma inspeção gradual de todas as 68 unidades do A380 em serviços vai concentrar a atenção em falhas recentemente identificadas nos novos jatos da Airbus e da norte-americana Boeing.

“Esta é uma ampliação do processo que já estava em andamento”, disse uma das fontes, que pediu anonimato. De acordo com ela, um reparo efetivo já foi identificado. A Agência Europeia de Segurança na Aviação (Easa) ordenou no mês passado inspeções em um terço da frota do A380 após a descoberta de um componente rachado dentro das asas da aeronave. No entanto, o porta-voz da instituição não estava disponível para falar sober o assunto.

As duas fabricantes onde os problemas foras detectados mantêm a posição de que seus mais novos modelos continuam seguros para voar. A Airbus, inclusive não quis comentar a ampliação das inspeções nas asas.

(Com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade