Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA vendem 5,7% mais imóveis novos em setembro

Por Álvaro Campos

Washington – As vendas de moradias novas nos Estados Unidos subiram 5,7% em setembro ante agosto, para a taxa anual sazonalmente ajustada de 313 mil, segundo o Departamento do Comércio. É o maior aumento mensal desde abril. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam elevação de 1,7%, para 300 mil. Os números de agosto foram revisados em leve alta, para queda mensal de 0,3%, a 296 mil unidades.

Embora as vendas tenham subido, o preço mediano caiu para US$ 204.400, uma redução de 10,4% na comparação com setembro do ano passado. Os preços mais baixos tornam as propriedades mais acessíveis, mas a tendência de queda desencoraja futuros compradores, que preferem esperar para conseguir negócios melhores. Além disso, o nível das vendas continua bem abaixo da taxa anual de 750 mil unidades, considerada saudável pelos analistas.

Na comparação entre setembro desde ano e o mesmo mês de 2010, as vendas de novas moradias caíram 0,9%. Com os construtores ainda pessimistas, o número de residências à venda no fim de setembro estava em 163 mil, ainda considerado baixo. Essa oferta levaria 6,2 meses para ser eliminada com base no ritmo atual das vendas. Em agosto, a oferta equivalia a 6,6 meses.

Na divisão por regiões, o relatório mostra que as vendas de novas moradias subiram em duas das quatro áreas pesquisadas. As vendas avançaram 9,7% no Oeste e 11,2% no Sul. Já no Meio-Oeste caíram 12,2% e recuaram 4,2% no Nordeste. As informações são da Dow Jones.