Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

EUA diz que discussão sobre o Mar do Sul foi construtiva

Por Da Redação 19 nov 2011, 09h08

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ficou animado com o tom construtivo da discussão sobre o Mar do Sul da China em um encontro de líderes do Leste Asiático em Bali, Indonésia, disse um oficial sênior dos Estados Unidos no sábado.

O oficial, que falou resumidamente aos jornalistas na aeronave presidencial Air Force One enquanto Obama voava de volta aos Estados Unidos, disse que o tema envolvendo a competição por soberania de partes da importante rota de comércio foi discutido inteiramente e que o premiê chinês Wen Jiabao foi “muito comedido” em seus comentários.

Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei reclamam o direito a partes do Mar do Sul da China , uma rota onde são realizados mais de 5 trilhões de dólares em negócios todos os anos e que é potencialmente rica em recursos. A China reivindica por grandes partes da região marítima.

O oficial dos Estados Unidos disse que 16 dos 18 líderes presentes “falaram sobre a questão da segurança marítima e a maioria deles falou especificamente sobre o Mar do Sul da China”.

O oficial descreveu Obama como muito animado pelo fato de que o tema foi discutido tão completamente com um tom construtivo.

Continua após a publicidade

O premiê chinês pediu para falar depois que Obama se pronunciou, segundo o oficial, que acrescentou que Wen Jiabao não queria que o tema fosse levantado mas decidiu responder depois que o assunto foi mencionado.

“Apesar de, talvez, ele ter começado (a falar) um tanto aborrecido, em geral, ele foi muito comedido”, disse o oficial sobre Wen.

Obama também falou sobre o tema em uma reunião com Wen nos bastidores do evento em Bali.

O presidente dos Estados Unidos disse a Wen, o qual advertiu Washington diretamente para ficar fora da disputa, que os Estados Unidos querem garantir que as rotas marítimas serão mantidas abertas e pacíficas.

(Por Peter Cooney)

Continua após a publicidade

Publicidade