Clique e assine com 88% de desconto

Espanha fecha acordo com Finlândia sobre garantias para ajuda europeia

Por Da Redação - 17 jul 2012, 12h43

Bruxelas, 17 jul (EFE).- Espanha e Finlândia fecharam nesta terça-feira um acordo sobre as garantias exigidas por Helsinque a Madri para participar da ajuda europeia de até 100 bilhões de euros aos bancos espanhóis, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas finlandesas.

A Espanha oferecerá uma garantia máxima à Finlândia equivalente a 769,92 milhões de euros se utilizar o total do valor oferecidos por seus parceiros da zona do euro, e em troca Helsinque renunciará aos juros que lhe caberiam por sua contribuição a essa ajuda.

O primeiro pacote de ajuda, de 30 bilhões de euros, cuja transferência será feita no final deste mês, terá garantia de 231 milhões de euros.

O cálculo das quantias dos avais se baseiam na contribuição da Finlândia ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que segundo as mesmas fontes é de 1,925%, apesar de o próprio FEEF, em seu site, dizer que a contribuição é menor (1,797%).

Publicidade

Segundo o acordo, do qual só participam Espanha e Finlândia, Madri terá que oferecer as garantias antes do desembolso de cada um dos pacotes da ajuda europeia, e os avais equivalerão a 40% da contribuição finlandesa.

O mecanismo utilizado pelos dois países é similar ao que foi acordado para o resgate da Grécia, em 3 de outubro de 2011, disse hoje a ministra de Finanças da Finlândia, Jutta Urpilainen, em entrevista coletiva. EFE

Publicidade