Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha cortará mais 10 bi de euros em saúde e educação

Cortes vão além dos 27 bilhões de euros anunciados na semana passada

O governo espanhol anunciou nesta segunda-feira que prevê economizar 10 bilhões de euros suplementares em saúde e educação, após apresentar o orçamento de 2012 com medidas de rigor extremamente rígidas para reduzir o déficit público.

A afirmação foi feita por um porta-voz do governo após uma reunião entre o presidente do executivo conservador, Mariano Rajoy, e os ministros de Educação e Saúde e, segundo a mesma fonte, as Comunidades Autônomas estão incluídas nos cortes.

O governo espanhol havia anunciado anteriormente que revisaria a política de gastos das Comunidades Autônomas, particularmente em matéria de educação e saúde, para reduzir o déficit público. Nesta segunda-feira, o país chegou inclusive a anunciar uma possível alteração na participação das rendas mais altas nestes serviços.

Ante a nova crise de confiança dos mercados e a preocupação de seus vizinhos europeus, as autoridades de Madri multiplicam as declarações para assegurar que a Espanha cumprirá com suas metas de redução de déficit público a 5,3% para 2012, contra 4,4% previstos anteriormente.

Leia mais:

Espanha sairá da crise sem ajuda externa, diz ministro Orçamento espanhol prevê corte de mais de 27 bilhões de euros

(Com Agence France-Presse)