Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ENTREVISTA-Origin prevê produzir 1o milho GM da China em 2013

Por Niu Shuping e Ken Wills

PEQUIM, 10 Fev (Reuters) – A Origin Agritech Ltd prevê que o governo chinês aprove seu milho geneticamente modificado (GM) para produção em 2013, no que será a primeira linha de organismos geneticamente modificados da China em produção comercial, disse o presidente do conselho da companhia, Han Gengchen, nesta sexta-feira.

A China deu a aprovação de biossegurança ao milho com enzima fitase em novembro de 2009 e, na época, cientistas esperavam que uma produção de larga escala ocorresse no início de 2012, mas um processo complicado de aprovação para o uso da semente adiou as expectativas.

“Criamos o gene em sementes híbridas locais, que são popularmente usadas e geram altos rendimentos. O processo de aprovação (para o uso da semente) seria mais rápido e deve ocorrer este ano e nós vamos começar a produção no ano que vem”, disse Han à Reuters.

Uma vez aprovada, a empresa norte-americana espera que a área plantada com milho represente 10 por cento da área total do país, dentro de um prazo de 10 anos, disse Han.

A companhia baseada em Pequim está trabalhando na aprovação de biossegurança para outras duas linhas de milho geneticamente modificado, a tolerante ao glifosato e a resistente a insetos, e não deu prazo para quando estas duas podem ser aprovadas pelo governo.

O milho com fitase pode ajudar os porcos a digerirem mais fósforo, reforçando o crescimento e a redução da poluição a partir de resíduos animais.

A China é o maior criador mundial de porcos e também o maior consumidor de carne de porco.