Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Entenda o marco das garantias, que pode destravar o mercado de crédito

O projeto permite que um mesmo bem seja usado em mais de uma operação de crédito; texto aprovado na Câmara segue para a sanção de Lula

Por Pedro Gil 4 out 2023, 11h29

A Câmara aprovou na terça-feira, 3,  o marco das garantias, uma das apostas do Ministério da Fazenda para destravar a concessão de crédito no país. Como o texto já havia sido aprovado pelo Senado, segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em linhas gerais, o projeto permite que um mesmo bem seja usado em mais de uma operação de crédito, facilitando a obtenção dele e, em tese, reduzindo taxas de juros de empréstimos junto a instituições financeiras.

A proposta foi apresentada ainda durante o governo de Jair Bolsonaro e incorporada pela equipe econômica do ministro Fernando Haddad. A avaliação é que, ao deixar mais fácil a tomada de empréstimos com a redução do risco de inadimplência, a medida deve aumentar o consumo e impulsionar o crescimento econômico.

Um dos pontos mais polêmicos do texto, o monopólio da Caixa Econômica Federal em penhoras civis, foi mantido. Isso significa dizer que outros bancos não podem executar dívidas tomando bens da pessoa, apenas a Caixa. Também foi retirada a criação das IGGs (Instituições Gestoras de Garantia). Essas empresas intermediárias, autorizadas pelo Banco Central, fariam a gestão das garantias e do risco, além do registro nos cartórios, no caso de bens imóveis, e a venda dos bens, se a dívida for executada. Também foi mantida emenda que mantém a impenhorabilidade do bem único de família.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.