Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresas já perderam US$ 1 trilhão em valor de mercado nos EUA em 2016

Início de ano fraco em Wall Street derruba o valor das empresas listadas em bolsa no mercado americano

O início de ano fraco nas bolsas de valores americanas fez com que, até aqui, as empresas de capital aberto do país perdessem mais de 1 trilhão de dólares em valor de mercado em 2016. As dúvidas sobre a real situação da economia chinesa e o declínio do preço do petróleo, que está em seu menor patamar em doze anos, puxam esse movimento.

De acordo com o índice Standard & Poor’s 500, que reúne as 500 principais empresas listadas em bolsa, a perda de valor de mercado somada é de 1,04 trilhão de dólares. É como se, de uma hora para outra, Google (508 bilhões de dólares), Facebook (281 bilhões), Intel (154 bilhões), Netflix (50 bilhões) e Yahoo (29 bilhões) deixassem a bolsa ao mesmo tempo. No índice Dow Jones, principal indicador da Bolsa de Nova York, que reúne as 30 ações mais importantes do mercado americano, a queda foi de 310 bilhões desde o início de 2016.

O S&P 500 encerrou a primeira semana do ano em queda de 6%, o que fez dessa sua pior primeira semana do ano já registrada. Além disso, o recuo fez dessa a semana com o declínio mais intenso desde agosto de 2011.

Assim como tem ocorrido nos últimos meses, o receio com o desempenho da economia da China dominando o humor dos investidores. Isso tem se refletido nas bolsas de valores em todo o mundo. A Bovespa, por exemplo, acumula perdas de quase 5% desde o primeiro pregão do ano.

Leia mais:

Bovespa fecha abaixo de 40 mil pontos pela primeira vez desde 2009

(Da redação)