Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emprego cai 2,1% em março ante março/2011, diz Fiesp

Por Bianca Ribeiro

São Paulo – O nível de emprego da indústria paulista registrou queda de 2,1% no mês de março, na comparação com igual período de 2011, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O volume de demissões no período somou 55 mil.

Entre os setores que mais demitiram, há destaque para produtos de madeira (-1,5%); produto de metal exceto máquinas e equipamentos (-1,1%) e celulose/papel e produtos de papel (-1,0%). Em contrapartida, os maiores geradores de vagas foram fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustível (+3,3%); couro e fabricação de artigos de couro, artigos de viagem e calçado (+2,9%), impressão e reprodução de gravações (+0,8%).

Em relação a fevereiro, o nível de emprego da indústria paulista caiu 0,87% em março, na série com ajuste sazonal, segundo a Fiesp. Na série sem ajuste sazonal, o nível de emprego recuou 0,18%. No mês passado, a indústria paulista teve um saldo de 4,5 mil demissões.

No acumulado dos três primeiros meses do ano, o nível de emprego da indústria paulista ficou estagnado (0%) ante igual intervalo de 2011. Dos 22 setores da indústria analisados pela Fiesp, sete contrataram, 13 demitiram e dois mantiveram seus quadros estáveis em março.