Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Embraer e Boeing assinam parceria para fabricação do cargueiro militar KC-390

São Paulo, 26 jun (EFE).- A construtora aeronáutica americana Boeing dará suporte técnico e comercial à Embraer na fabricação do cargueiro militar KC-390 através de um acordo assinado nesta terça-feira entre companhias.

Em entrevista coletiva, as empresas anunciaram que a Boeing deverá ampliar o mercado potencial da companhia brasileira com a comercialização do avião em vários mercados que ainda não foram explorados pela Embraer.

O acordo assinado hoje em São Paulo faz parte de um convênio de cooperação mais amplo, assinado no último mês de abril durante a visita da presidente Dilma Rouseff a Washington, e também compreende a colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento no segmento da aviação comercial.

Nesta ocasião, além da companhia americana, o governo também assinou acordos com a Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca para o desenvolvimento de peças e componentes de avião.

Desenhado e desenvolvido pela Embraer, o KC-390 é um projeto que lançado pela Força Aérea em 2009. A Embraer, por sua vez, espera concluir o primeiro protótipo desse avião militar em 2013, enquanto o voo inaugural seria realizado um ano depois.

O cargueiro, que terá um peso máximo de decolagem de 81 mil quilogramas e uma envergadura de 35,1 metros, terá um preço de aproximadamente US$ 50 milhões. EFE