Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Embraer anuncia acordo para assumir controle de portuguesa Ogma

A empresa brasileira adquirirá 30% das ações da Airholding, consórcio constituído em 2005

A Embraer anunciou nesta segunda-feira um acordo com a Sociedade Europeia Aeroespacial e de Defesa (EADS) para assumir o controle da companhia portuguesa Ogma, que as duas compartilhavam por consórcio.

A empresa brasileira adquirirá 30% das ações da Airholding, consórcio constituído em 2005 pelas duas empresas para participar da maioria do capital acionário da Ogma.

Com o movimento de ações, a Airholding, agora sob controle total da Embraer, se mantém com 65% de sua participação na Ogma e os 35% restantes permanecem nas mãos do governo português, por meio da empresa estatal de defesa Empordef.

“Este investimento adicional em Portugal pretende reforçar a aliança estratégica entre Brasil e União Europeia”, afirmou Luiz Carlos Aguiar, presidente da divisão de Defesa e Segurança de Embraer. A aprovação final do negócio por parte dos órgãos reguladores do Brasil e da Europa deve ocorrer dentro de um prazo entre 30 e 90 dias, apontou Aguiar.

A Ogma oferece serviço de manutenção e reparação de aeronaves civis e de defesa, tanto em motores como em outros componentes, e realiza a montagem de estruturas aeronáuticas.

(Com EFE)