Em três meses, produção industrial acumula retração de 11,7%
Em março, indicador cresceu 1,4% em relação ao mês anterior, mas caiu 11,4% em comparação com o mesmo mês de 2015, segundo o IBGE

A produção industrial brasileira subiu 1,4% em março na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção caiu 11,4%.
Com o declínio, a produção industrial acumula retração de 11,7% em 2016 e de 9,7% nos últimos doze meses. As expectativas de economistas ouvidos em pesquisa da agência Reuters eram de alta de 1,6% na variação mensal e de queda de 10,8% em relação a março de 2015.
Na comparação com fevereiro, houve crescimento em todas as quatro grandes categorias industriais avaliadas pelo IBGE. O melhor desempenho foi registrado em bens de consumo, com crescimento de 3,2%.
Tanto em comparação com março de 2015 quanto no acumulado deste ano, o segmento de pior desempenho é o de bens de capital. A retração desse setor da indústria foi de 24,5% em relação a março de 2015 e 28,9% nos primeiros três meses deste ano. Bens de consumo duráveis, que encolheu 27,3%, foi outro segmento com forte queda no primeiro trimestre.
A queda de 28,6% na fabricação de bens de capital para equipamentos de transporte foi a maior responsável pela retração registrada em bens de capital. No caso de bens de consumo duráveis, automóveis (-25,3%) e eletrodomésticos (-34,8%) tiveram as maiores baixas.
(Com Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)