ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Em semana de Copom, mercado volta a subir projeção da inflação e vê PIB perto dos 3%

Boletim Focus aponta um cenário de desancoragem do IPCA e atividade econômica mais forte, que deve levar o Banco Central a subir juros

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 set 2024, 12h26 - Publicado em 16 set 2024, 09h01

Os analistas consultados pelo Banco Central subiram, pela nona semana consecutiva, a projeção para a inflação em 2024. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 16, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano em 4,35%, acima dos 4,30% projetados na semana passada e dos 4,22% há um mês.

O indicador ficou ainda mais próximo do teto da meta, que é de 4,5% neste ano. Para 2025, o mercado também revisou a estimativa de inflação para cima: de 3,92% para 3,95%. O centro da meta é o mesmo deste ano, de 3%, com o teto em 4,5%. As revisões para cima do IPCA mostram a desancoragem das expectativas acima do centro da meta. Esse cenário deve levar o Banco Central a subir a taxa básica de juros da economia, a Selic, na reunião marcada para esta semana. Os analistas estimam que a Selic encerre o ano em 11,25%, indicando mais 0,75 ponto de ajuste.

Na quarta-feira, o BC deve anunciar um ajuste na taxa, hoje em 10,5%, conforme mostra reportagem de VEJA desta semana. Apesar da deflação registrada pelo IPCA em agosto, o aquecimento da economia, puxado pela robustez do mercado de trabalho e da renda, deve levar ao aumento de juros, para que a inflação não fuja muito mais da meta.

Para o PIB, o Focus subiu a projeção de 2,68% para 2,96%. A revisão, abaixo da prevista pelo governo (3,2%), indica a força da economia, que demonstrou bons dados no primeiro semestre e, neste segundo, tem alta na atividade de serviços, a maior do PIB.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.