Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Elon Musk diz que Zuckerberg é ingênuo sobre robôs assassinos

Líder de empresas de tecnologia criticou posição do chefe do Facebook sobre inteligência artificial; os dois têm debatido por meio das redes sociais

O presidente-executivo da Tesla Elon Musk criticou publicamente Mark Zuckerberg nesta terça-feira, em meio a um debate nas redes sociais entre dois influenciadores da tecnologia sobre se os robôs se tornarão inteligentes o suficiente para matar seus criadores humanos.

“Sua compreensão do assunto é limitada”, disse Musk no Twitter ao fundador do Facebook, cujo algoritmo e outras tecnologias revolucionaram as redes sociais e conquistaram mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. O post foi apagado mais tarde.

Anteriormente, Zuckerberg havia sido questionado sobre os pontos de vista de Musk sobre os perigos representados por robôs. Em sua resposta, o fundador do Facebook refutou a ideia daqueles que classificou como “negadores”, cujos “cenários apocalípticos” são “irresponsáveis”.

Zuckerberg e Musk, que também é presidente-executivo da empresa de foguetes espaciais SpaceX, têm debatido à distância nos últimos dias sobre os perigos da inteligência artificial (IA). Os dois discordam sobre a necessidade de uma regulamentação governamental mais rígida para a tecnologia.

Risco

Musk disse em uma reunião de governadores americanos este mês que os potenciais perigos da IA não são tão imaginários e que eles deveriam regulamentar a inteligência artificial. “Eu continuo soando o alarme, mas até que as pessoas vejam robôs na rua matando pessoas, eles não sabem como reagir, porque parece tão etéreo”, disse Musk, de acordo com um vídeo do evento. “IA é um risco fundamental para a existência da civilização humana”.

No domingo, Zuckerberg fez uma transmissão de vídeo ao vivo pelo Facebook para responder a perguntas de usuários quando foi questionado sobre os comentários de Musk. “Estou realmente otimista [sobre a IA]”, respondeu, “[Não entendo] as pessoas negadoras que tentam pintar esses cenários apocalípticos”.

O presidente-executivo do Facebook disse que a inteligência artificial poderia resultar em melhores diagnósticos de doenças e na eliminação de destroços de carros, por exemplo, e que não via com “boa consciência” as pessoas que poderiam querer retardar o desenvolvimento da IA através de regulamentação.

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    A ÏnteLLigênÇïA NATURAL é ainda mais perigosa Q e$$a outra, porquanto incontrolável $Ej@
    , senhores do Con$eLLhO,O :o:

    Curtir