Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economistas elevam previsão do PIB de 2019 para 2,57%

Projeções do Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 14, apontam que a inflação deve fechar o ano em 4,02%

O otimismo do mercado financeiro nas primeiras semanas do governo Jair Bolsonaro refletiu na previsão de crescimento do país para este ano. Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central aumentaram a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 para 2,57%. Na semana passada, as previsões compiladas pelo Boletim Focus para o PIB eram de 2,53%.

Além do PIB, a inflação também foi revista pelos economistas e teve uma ligeira alta. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ser de 4,02%. Caso se confirme, a inflação ficará novamente dentro da meta. Para 2019, a meta é de 4,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Veja também

A inflação de 2018, divulgada na última semana, ficou em 3,75%, abaixo da meta, de 4,5%, mas dentro da margem de erro de 1,5%.

Câmbio e juros

Os economistas mantiveram a previsão para a Selic, a taxa básica de juros da economia. Segundo as projeções, a Selic deve fechar em 7% neste ano. A taxa é maior do que a vigente atualmente, de 6,5%, mínima histórica.  Para 2020, a previsão também se mantém estável, em 8%.

O dólar deverá fechar o ano em 3,80 reais, a mesma estimativa do relatório anterior. O valor é superior ao fechamento do mercado na última sexta-feira, 11, quando fechou cotado a 3,70 reais devido o otimismo do mercado com o governo Jair Bolsonaro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s