Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Economia voltará a acelerar em novembro, diz Mantega

Por Da Redação 10 nov 2011, 12h58

Por Renata Veríssimo

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que a economia brasileira voltará a se acelerar neste final de ano. Segundo ele, a economia estará em fase de recuperação, em novembro e dezembro. Ele destacou pesquisa divulgada hoje, sobre varejo do IBGE, mostrando que o comércio teve um desempenho, em setembro, melhor do que em agosto. “Estamos indo bem no Brasil”, afirmou o ministro depois da solenidade de sanção da lei do Supersimples.

Segundo Mantega, a taxa de crescimento econômico brasileira, em 2012, será maior que este ano. O ministro disse que o governo está trabalhando para isso, mantendo a solidez fiscal e lançando programas como o de hoje, e o Brasil Maior. “Temos feito programas para estimular a economia”, afirmou Mantega.

Ao ser questionado se o governo poderia tirar as medidas macroprudenciais, adotadas durante a crise, Mantega não respondeu diretamente. Ele repetiu o discurso da necessidade de manter a solidez fiscal, evitando gastos adicionais. “É nisso que ganhamos respeito e consistência”, afirmou.

O ministro disse também que neste momento não é possível conceder reajustes salariais para nenhum segmento, nem mesmo para os aposentados e pensionistas do INSS, que ganham acima do salário mínimo, em claro recado para o relator do orçamento da União, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que defende um aumento real para esses segurados.

Continua após a publicidade
Publicidade