Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dúvidas sobre euro exigem ações decisivas, diz premiê espanhol

MADRI, 28 Mai (Reuters) – A Europa tem que tomar ações decisivas para acabar com as dúvidas sobre a sobrevivência do euro, incluindo um movimento em direção a mais integração monetária e fiscal, disse nesta segunda-feira o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy.

“A Europa deve agir com a ideia de que o euro é um projeto irreversível”, afirmou Rajoy em coletiva de imprensa.

Rajoy não falou sobre quanto dinheiro será necessário para recuperar o sistema bancário do país após a nacionalização do quarto maior credor do país, o banco Bankia, dizendo que irá esperar a conclusão da auditoria externa sobre a situação.

Mas ele afirmou que o país não irá recorrer a fundos de resgate externos para limpar o sistema financeiro espanhol, acrescentando que o Bankia será vendido assim que for colocado em ordem.

O primeiro-ministro disse ainda que a Espanha deve continuar reduzindo seu déficit orçamentário e implementando reformas estruturais para tornar a economia do país -afetada pela recessão- mais competitiva.

Segundo ele, a Espanha está vivenciando “um momento extremamente difícil”, e alertou que o país teria dificuldade em se financiar caso não cortar seu déficit.

(Reportagem de Sarah White)