Dólar bate os R$ 5,48 à espera da decisão sobre Selic
Expectativa do mercado é que taxa básica de juros seja mantida em 10,5%, em meio a críticas de Lula contra o Banco Central
O dólar comercial abriu em alta nesta quarta-feira, 19, à espera da decisão do Copom sobre os juros. Por volta das 16h10, a moeda americana operava em alta de 0,43%, vendida a 5,457 reais. A moeda americana chegou a ultrapassar os 5,48 reais, por volta das 14h30, o valor mais alto desde janeiro do ano passado.
O dólar sobe pelo quarto dia seguido, na expectativa da manutenção dos juros em 10,5%. O real acumula desvalorização de cerca de 11% no ano, sob influência do cenário incerto no exterior e a piora do quadro fiscal no Brasil. Desde ontem, um novo fator foi adicionado: a volta das críticas de Lula à política monetária e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
A fala de Lula adiciona incertezas nas expectativas da condução da política monetária no período pós-Campos Neto: o mandato dele se encerra em dezembro e cabe a Lula fazer a indicação. Na reunião passada do Copom, em que o colegiado reduziu o ritmo de cortes da Selic, foi evidente a divisão entre a diretoria remanescente e os membros indicados por Lula: foram cinco votos para o corte de 0,25%, incluindo Campos Neto, contra quatro para a manutenção em 0,5% — todos eles dos diretores que assumiram durante a gestão petista.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, recua 0,3% no início da tarde, aos 119 mil pontos.