Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar encerra dia abaixo dos R$ 4 e bolsa tem leve alta

Investidores ainda atuam de olho na mudança de comando no Ministério da Fazenda; com o fim de ano mais próximo, a oscilação das cotações cresce

Em dia marcado por baixo volume de negócios por causa da proximidade do fim do ano, o dólar encerrou o dia em queda. A moeda americana fechou o dia com queda de 0,85%, a 3,98 reais, após subir quase 2% na véspera e terminar acima de 4 reais pela primeira vez em mais de dois meses e meio. Só nas duas sessões anteriores, o dólar havia subido 3,43%.

Diferentemente do dia anterior, nesta terça-feira o Ibovespa, principal índice da Bovespa, teve alta de 0,65%, aos 43.481 pontos. Na segunda-feira, o dólar subiu e a bolsa caiu como consequência do receio dos mercados com a troca de comando no Ministério da Fazenda. Nelson Barbosa, associado a uma política fiscal mais frouxa que a de seu antecessor, tomou posse nesta segunda no lugar de Joaquim Levy.

“O mercado está um pouco sem racionalidade porque o volume está muito baixo no fim do ano e as incertezas estão muito fortes”, afirmou o operador da gestora de recursos de um banco internacional. “Ontem subiu muito, hoje tem espaço para cair, ainda mais com o cenário externo mais favorável.”

Desde sexta-feira, o dólar vinha sendo pressionado pela nomeação de Barbosa para substituir Levy na Fazenda. Embora Barbosa tenha reforçado a importância do ajuste das contas públicas em seus discursos, operadores temem que sua indicação sinalize relaxamento do rigor fiscal.

“Com a proximidade dos feriados de final de ano, o volume de negócios tende a diminuir”, disse o operador da corretora SLW João Paulo de Gracia Correa.

Leia também:

Dólar volta a ficar abaixo de R$ 4 depois de forte alta na segunda-feira

Petrobras não precisa de injeção de capital, diz Barbosa

(Com agência Reuters)