Clique e assine a partir de 9,90/mês

Dívida grega: negociações avançam e continuam na sexta-feira

Por Louisa Gouliamaki - 19 jan 2012, 18h51

As conversas entre Grécia e credores privados em Atenas sobre um perdão de parte da dívida grega que ajude o país a evitar uma moratória estão “progredindo”, informou o Instituto de Finanças Internacionais (IIF), que representa os bancos nas negociações.

“Foram realizados progressos e as discussões continuarão amanhã”, sexta-feira, disse o IIF.

O americano Charles Dallara, diretor-geral do IIF, e o francês Jean Lemierre (BNP Paribas) “tiveram conversas frutíferas hoje em Atenas com o primeiro-ministro Lucas Papademos e o (…) ministro das Finanças, Evangelos Venizelos”, informou o IIF em comunicado divulgado em Washington.

O objetivo das conversas é alcançar um acordo sobre o perdão de cerca de 100 bilhões de euros (cerca de 130 bilhões de dólares) de dívida pública grega que os credores privados disseram estar dispostos a aceitar de forma voluntária, durante um acordo com a União Europeia fechado no fim de outubro.

Continua após a publicidade

As discussões foram suspensas durante quatro dias por um desacordo entre as partes sobre as taxas de juros que a Grécia deverá pagar sobre os novos títulos que serão emitidos caso a operação de troca de títulos seja realizada.

Na quarta-feira à noite, as autoridades informaram que viam um possível acordo “antes do fim da semana”.

Publicidade