Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor do IIF retorna na quinta-feira à Grécia para seguir negociação

O chefe do Instituto Internacional de Finanças, Charles Dallara, que representa os bancos credores da Grécia, retornará na quinta-feira a Atenas para retomar as negociações com o governo grego sobre o perdão parcial da dívida que possui o Estado heleno com seus credores privados, anunciou nesta quarta-feira um porta-voz governamental.

“Nosso objetivo é finalizar esta semana as negociações com os credores privados do país, para cumprir com o prazo fixado pelo Eurogrupo de que, no máximo até 13 de fevereiro, seja lançada a oferta pública para a negociação de títulos, que deve permitir o desendividamento da Grécia, afirmou Pantelis Kapsis.

O porta-voz, no entanto, reconheceu que as negociações entraram em sua fase “mais delicada”.

O governo grego e seus credores privados negociam um acordo que permitiria à Grécia ter 100 bilhões de euros de sua dívida perdoados, de um total de 350 bilhões de euros em débito.

Antes do retorno de Dallara, o comitê de credores privados da Grécia (formado por bancos, asseguradoras e fundos de investimento) se reunirá na quarta-feira à noite em Paris, anunciou uma fonte próxima ao caso na capital francesa.