Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma anuncia crédito de R$ 18 bi para agricultura familiar

Plano Safra da Agricultura Familiar anunciado nesta quarta-feira vai disponibilizar crédito até 2014

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira o Plano Safra da Agricultura Familiar, que vai estimular o setor com crédito de 18 bilhões de reais até 2014. O montante de crédito concedido aos pequenos agricultores este ano é 12% maior que liberado em 2011. “A maior importância deste plano é seu caráter social, pois aponta para uma maior inclusão produtiva”, declarou Dilma durante a cerimônia de lançamento do programa, realizada no Palácio do Planalto.

Os juros vão variar entre 0,2% e 4,5% em função da renda e da capacidade de pagamento de cada agricultor.

Segundo Dilma, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também será fortalecido. É por meio do PAA que o governo destina os alimentos da agricultura familiar de forma gratuita às escolas, creches e através de diversos programas sociais. A agricultura familiar abastece também os refeitórios do sistema penitenciário, das Forças Armadas e de diversas instâncias do âmbito governamental.

Na semana passada, o governo já tinha anunciado o chamado Plano Agrícola e Pecuário 2012-2013: para o período, serão destinados créditos de 115 bilhões de reais aos médios e grandes empresários do campo.

(com agência EFE)