Desemprego deve atingir 200 milhões no mundo em 2013
É o que prevê a OIT em seu relatório anual, que assevera: jovens são os mais prejudicados

O desemprego mundial deve atingir mais de 202 milhões de pessoas em 2013 – número recorde. É o que prevê a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira em Genebra, na Suíça. Para tanto, o número de desempregados aumentará em 5,1 milhões de pessoas neste ano, projeta a OIT. Para o próximo ano, o incremento deve ser de 2,9 milhões.
A organização prevê ainda que em cinco anos o mundo some 210,6 milhões de desempregados, um aumento de mais de 13 milhões ao total atual. A OIT cita inconsistências entre medidas fiscais e monetárias de diferentes países e a queda nos níveis de investimentos como impasses à uma recuperação mais forte da economia.
“A natureza global desta crise significa que os países não podem resolver seu impacto de maneira individual e somente com medidas internas”, disse o diretor-geral da OIT, em nota à imprensa, Guy Ryder. “O alto nível de incerteza, que está reprimindo os investimentos e a criação de emprego, não diminuirá se os países conceberem soluções contraditórias”, completou.
De acordo com a OIT, a possível retomada da atividade mundial não será tão forte a ponto de reduzir o desemprego com rapidez. A estimativa da organização é que a taxa de desemprego mundial fique em torno de 6% pelo menos até 2017 – atualmente, está em 5,9%.
Crise econômica – Desde o período que antecedeu a crise econômica mundial até o ano passado, cerca de 67 milhões de pessoas perderam o emprego, de acordo com o levantamento. O desemprego global chegou a 197,3 milhões de pessoas no ano passado, com incremento de 28,4 milhões de desempregados de 2007 a 2012.
A organização estima que pelo menos 39 milhões de pessoas tenham desistido de regressar ao mercado de trabalho, dadas as dificuldades para conseguir um emprego desde a crise. Com a soma, a OIT chega ao número de 67 milhões de postos de trabalho a menos de 2007 para cá.
Jovens – Atualmente, 73,8 milhões de jovens – entre 15 e 24 anos – estão desempregados em todo o mundo. A previsão da OIT é que a desaceleração da atividade econômica “empurre” outros 500.000 para o grupo de desempregados até 2014. A taxa de desemprego juvenil, que atingiu os 12,6% no último ano, pode chegar a 12,9% em 2017.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.