Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dados de empréstimos reforçam sinais de alerta do BCE

FRANKFURT, 27 Jan (Reuters) – Empréstimos para o setor privado e para famílias na zona do euro caíram em dezembro na comparação com o mês anterior, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE) divulgados nesta sexta-feira, adicionando sinais à crise de crédito no bloco monetário.

A quantidade de empréstimos mensais para empresas caiu em 37 bilhões de euros, após cair em 7 bilhões de euros em novembro.

A medida M3 da base monetária -uma medida mais geral da oferta de dinheiro na economia- cresceu a uma taxa anual de 1,6 por cento em dezembro, desacelerando dos 2,0 por cento registrados em novembro e abaixo das expectativas de 2,2 por cento de uma pesquisa Reuters.

“Há uma evidência empírica de uma modesta contração do crédito nos números, com o crescimento de empréstimos ao setor privado desacelerando significantemente”, afirmou Holger Schmieding, economista no Berenberg Bank.

“Esses números por si só são uma razão para futuros afrouxamentos monetários. É provável que o BCE corte as taxas de juros em março, e eles têm que revisar para baixo suas projeções de crescimento”, adicionou.

(Redação de Frankfurt)