Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crise política faz bolsa de Atenas cair ao menor índice em 20 anos

Atenas, 8 mai (EFE).- A Bolsa de Atenas fechou nesta terça-feira com uma queda de 3,62%, que somada à queda de 6,76% da segunda-feira deixou o principal índice da bolsa de Atenas, o Athex, no mínimo histórico dos últimos 20 anos por causa da grave crise política.

No meio da incerteza política e econômica após os resultados eleitorais de domingo, sem maiorias claras para a futura governabilidade do país, este índice caiu até os 620 pontos básicos, um nível não visto desde novembro de 1992, segundo o site econômico ‘capital.gr’.

Os mais castigados foram os títulos de bancos, cujo índice setorial registrou uma baixa de 9,72%, ao qual se acrescenta 12,76% de perdas da segunda-feira.

Além da grande incerteza sobre a formação de Governo, os investidores temem agora pela recapitalização dos bancos gregos, que por causa da troca de bônus de Estado no plano conhecido como PSI anunciaram perdas de 26 bilhões de euros.

A recapitalização bancária deveria ser realizada antes das eleições, segundo os planos do Governo interino dirigido pelo tecnocrata Lucas Papademos, mas foi adiada por problemas entre os ministérios e divergências com as entidades financeiras, além do atraso no envio dos fundos do novo resgate. EFE