PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Corte nos juros e inflação menor elevam confiança do consumidor

O indicador voltou a subir depois de dois meses de queda, e voltou ao mesmo patamar de setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h26 - Publicado em 25 jan 2017, 08h38

O Índice de Confiança do Consumidor voltou a subir em janeiro depois de dois meses de queda, para 79,3 pontos. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas nesta quarta-feira. A alta de 6,2 pontos compensa grande parte das perdas sofridas em novembro e dezembro e coloca o índice em níveis semelhantes a setembro (79,5 pontos).

Segundo a instituição, apesar de as perspectivas para o empego estejam ruins e a incerteza estejam altas, a redução maior da taxa básica de juros, a Selic, e a queda do ritmo de alta dos preços foram consideradas positivas.  “A alta da confiança em janeiro está relacionada às expectativas de melhora do ambiente econômico com a queda na inflação e a aceleração do movimento de redução das taxas de juros prevista no curto prazo”, diz a FGV.

Dentre os quesitos integrantes do ICC, o índice de expectativas, que mede o grau de otimismo em relação à situação econômica nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a alta da confiança em janeiro, avançando 8,3 pontos, para 88,1. O quesito que avalia a confiança na situação atual avançou 68,1 pontos, para 2,9.

No dia 11, o Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu o mercado ao anunciar o corte de 0,75 ponto porcentual da Selic. A redução no ritmo de alta da inflação, que fechou 2016 dentro do teto de 6,5%, a meta estipulada pelo governo, foi uma das justificativas para o ajuste maior que os 0,25 ponto porcentual feitos nas duas reuniões anteriores. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, encerrou o ano em 6,29%;

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.