Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boletos poderão ser pagos em qualquer banco após vencimento

A partir de março, cobranças iguais ou superiores a 50.000 reais poderão ser pagas em qualquer instituição e, até o fim do ano, o valor será ilimitado

Um novo sistema de liquidação e compensação de boletos bancários irá permitir que as cobranças vencidas sejam pagas em qualquer banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que desenvolveu o mecanismo, diz que ele trará mais controle e segurança ao meio de pagamento, que agora terá no comprovante detalhes como os juros, as multas, os descontos e as informações do beneficiário e do pagador.

A mudança vai ser implantada de maneira gradual. A partir de março, cobranças iguais ou superiores a 50.000 reais poderão ser pagas em qualquer banco e até o fim do ano o sistema valerá para boletos de qualquer valor.

A principal diferença do novo sistema será que todas as informações do boleto deverão estar em uma plataforma online. Dessa forma, os bancos poderão controlar melhor os boletos que foram postados e qualquer instituição poderá checar digitalmente os dados para realizar os pagamentos.

Assim que o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, fizer o pagamento de um boleto vencido, será feita uma consulta para verificar se os dados do documento coincidem com os que constam na nova plataforma. Após a confirmação, a operação será validada.

Caso haja alguma divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor deverá realizá-lo no banco que emitiu a cobrança, que terá condições de fazer as checagens necessárias.

No modelo atual, isso não acontece porque nem todos os boletos são registrados em uma base centralizada. Por isso, os emissores deverão registrá-los no seu banco de relacionamento, com as informações necessárias.

A plataforma ainda também fará o cruzamento de informações para evitar inconsistências de pagamento e identificação do CPF do pagador do boleto para fins de controle de lavagem de dinheiro.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Silvia Valle

    Se nem na data do vencimento aceitam se não for do próprio Banco, ainda mais depois….

    Curtir

  2. Januario Neto Souza Neto

    Os bancos privados não estão abrindo agencias com estrutura de caixa, somente estrutura de negocios, a intenção é jogar para os bancos publicos notadamente o bb, que tem a maior malha de caixas no Brasil. mais uma manzinha para os bancos privados.

    Curtir

  3. Ricardo Monteiro

    Poderá ser pago pela Internet também após o vencimento?

    Curtir

  4. Mefistófeles De Oliveira Filho

    Deixa ver se eu entendi direito. Agora no pagamento de qualquer boleto bancário vou ter de digitar o meu CPF, e se esse CPF não estiver registrado como ligado à conta emissora do boleto o pagamento não será autorizado?? Então se eu for pagar uma conta de um amigo, o pagamento não será autorizado? E ainda anunciam isso como um grande avanço? E como esse cadastro centralizado de dados será montado? E em quanto tempo? O único beneficiado nessa história toda será a Receita Federal, que irá fechar o cero sobre os pequenos sonegadores e contraventores, enquanto que os grandes…bem, esses continuam com sempre.

    Curtir

  5. YOUSSEF NASER ISSA

    Já existe esta plataforma com as informações completas sobre o boleto quando pago no vencimento em qualquer banco, e só continuar sem esta trava após o vencimento, e uma pequena taxa que fica no banco aonde o boleto foi pago, e tomar tempo de quem esta trabalhando. O mercado tem que ser mais livre para ter mais produtividade e mais riqueza.

    Curtir

  6. Michel Santos

    Nossa, que maravilha! CPF pra pagar boleto? Realmente é só mais uma forma do governo não deixar escapar um centavo de sua gorda arrecadação,,
    #impostoÉroubo

    Curtir