Clique e assine a partir de 8,90/mês

Copom está certo ao reduzir juro, afirma Lupi

Por Da Redação - 18 out 2011, 12h06

Por Eduardo Rodrigues

Brasília – O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou hoje que o Comitê de Política Econômica (Copom) está certo ao reduzir a taxa básica de juros. O Copom se reúne hoje e amanhã para definir o patamar da Selic para os próximos 45 dias. Na última reunião, realizada em 31 de agosto, o Copom reduziu a Selic de 12,50% para 12% ao ano.

“Continuo achando que o comportamento do Copom é correto. Continuamos tendo juros muito altos que favorecem capital especulativo, que não gera um emprego. Minha opinião é que juros mais baixos favorecem o capital produtivo”, disse Lupi.

Questionado se o governo tem agido lentamente para conter a desaceleração da economia brasileira, o ministro citou o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis importados. “O governo já está agindo setorialmente, já fez com a indústria automobilística. Agora temos que estar atentos para ver setores que estão mais afetados, como o têxtil e o calçadista, que sofrem muito com concorrência internacional”, completou Lupi, ressaltando que a decisão de tomar medidas de proteção a determinados segmentos não cabe à pasta do Trabalho.

Continua após a publicidade
Publicidade