Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Consumo das famílias cai 1,5% no terceiro trimestre

Por Da Redação 1 dez 2015, 09h03

O consumo das famílias caiu 1,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta terça-feira os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias recuou 4,5%.

O consumo do governo, por sua vez, subiu 0,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo do governo mostrou queda de 0,4%.

As exportações contabilizadas no produto interno bruto (PIB) diminuíram 1,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, as exportações subiram de 1,1%. As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, recuaram 6,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, as importações caíram 20%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações percentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Leia mais:

PIB acumula queda de 3,2% desde janeiro e tem seu pior resultado na série histórica

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade