Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conselho da BRF elege Pedro Parente como presidente global

Como foi presidente da Petrobras, executivo precisará da autorização da Comissão de Ética Pública da Presidência da República para assumir o cargo

O conselho de administração da BRF aprovou por unanimidade a indicação de Pedro Parente para o cargo de diretor presidente global da companhia. O cargo estava vago desde o dia 23 de abril e vinha sendo ocupado, interinamente, pelo diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Lorival Nogueira Luz Junior, que assumiu a gestão após a renúncia de José Aurélio Drummond Júnior, após quatro meses no cargo.

Como ele ocupou o cargo de presidente da Petrobras, Parente precisará de autorização da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, “no que tange à existência de conflito de interesses entre o cargo anterior e o cargo de CEO global da BRF”. Ele renunciou ao posto após o fim da greve dos caminhoneiros que pôs em xeque a política de reajuste de combustíveis, implementada em sua gestão.

“Caso a comissão conclua pela inexistência de conflito, e tão logo seja informado da decisão, Parente tomará posse no cargo de CEO Global da BRF”, informa a BRF em comunicado.

Efetivada a posse, Parente acumulará os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor presidente global por um período inicial de 180 dias.

A BRF destacou que, durante o período em que for o CEO global da BRF, o executivo priorizará “o processo de planejamento estratégico e financeiro, cuidará diretamente da preparação de seu sucessor e liderará o processo de reorganização da companhia, em especial o preenchimento de posições chaves e questões ligadas à sua governança”.

COO

O Conselho de Administração também aprovou a criação do cargo de diretor presidente global de Operações (Global Chief Operating Officer – COO Global), que será ocupado por Lorival Junior. O COO Global terá responsabilidade primária sobre a gestão operacional da companhia, se reportando diretamente ao CEO Global.