Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confirmada saída de Mayr Bonassi da presidência da Seara

Por Suzana Inhesta

São Paulo – A Marfrig confirma, em comunicado enviado hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a aposentadoria de Mayr Bonassi, CEO da Seara Alimentos, no final de 2012. Segundo a empresa, até lá, Mayr fará a transição do cargo para seu substituto e atuará na companhia como membro do conselho consultivo. O novo CEO da Seara será David Alan Palfenier, ex-presidente da norte-americana ConAgra Foods International.

A mudança é anunciada em um momento relevante para a Marfrig, pois a empresa está no meio do processo de auditoria (due dilligence) dos ativos envolvidos no acordo firmado com a BRF Brasil Foods, em dezembro, os quais, em sua maioria, serão incorporados pela Seara. “Com seu talento e experiência em produtos processados e de valor adicionado, David Palfenier irá conduzir a Seara a uma etapa de sua estratégia de desenvolvimento, com crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional”, afirma a Marfrig, no comunicado ao mercado. “Sua atuação dará continuidade ao grande trabalho já realizado pelo Mayr Bonassi e sua equipe na fase de formação e estruturação da Seara”, completou o executivo.

Bonassi atuou nos setores da avicultura e suinocultura brasileira por 38 anos. Nos últimos cinco anos, ficou à frente das operações de aves, suínos e industrializados do grupo Marfrig, onde comandou o processo de integração das empresas e ativos da unidade de negócio, como as aquisições da Pena Branca, DaGranja, Mabella, Braslo, operações de peru da Doux Frangosul, entre outros. “Durante sua gestão, a Seara modernizou e otimizou seu parque industrial, melhorou e desenvolveu novas e inovadoras linhas de produtos, ganhou participação de mercado (market share) e projeção internacional”, diz a Marfrig, na nota.

Já Palfenier, 55 anos, ingressou na ConAgra em 2004 como vice-presidente sênior de marketing e, em seguida, atuou como presidente de várias unidades de negócios como a de Alimentos Congelados, Enlatados, Frios, Marcas Especiais e Snacks. Antes da ConAgra Foods, o executivo trabalhou por 13 anos na PepsiCo, inclusive, como presidente da empresa no Brasil, após oito anos na Procter & Gamble. Palfenier é bacharel em administração de empresas com ênfase em marketing pela Eastern Washington University.