Companhia de Docas do ES é arrematada por R$ 106 milhões
Quadra Capital venceu a disputa e irá administrar o Porto de Vitória por 35 anos no primeiro leilão portuário do país

Com um lance de 106 milhões de reais como vencedor, o governo federal retomou os leilões de infraestrutura do país. A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) foi arrematada pelo fundo de investimentos Shelf 119 Multiestratégia, da gestora Quadra Capital em leilão realizado nesta quarta-feira, 30, na sede da B3, em São Paulo.
A Codesa é responsável pela administração dos portos de Vitória e de Barra do Riacho e a empresa vencedora terá o contrato de concessão de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco.
A oferta superou a proposta de consórcio formado por fundo da Vinci Partners e Serveng Civilsan. Após múltiplas rodadas em viva-voz, o lance vencedor foi de 106 milhões de reais ante valor mínimo de 1 real. O leilão marca a primeira desestatização do país de uma companhia de docas, autoridades responsáveis por gerir portos existentes em estados e historicamente ligadas ao governo federal.
Além do valor da outorga, que precisa ser pago a vista, o fundo vencedor do leilão precisará adquirir ações da Codesa pelo valor de 326 milhões de reais. Além disso, há a previsão de pagamentos variáveis equivalentes a 7,5% das receitas da companhia ao longo do contrato de concessão e a obrigação de investimentos de 855 milhões de reais nos 35 anos de concessão.
O leilão da Codesa é considerado um projeto-piloto para outros programados pelo governo, sendo o principal deles a Santos Port Authority, a administradora estatal que controla o Porto de Santos, um dos maiores da América Latina. A privatização do Porto de Vitória estava na lista de quatro projetos que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o país passaria para a iniciativa privada neste ano. Além da Codesa e do Porto de Santos, completam a lista do ministro a privatização da Eletrobras e a dos Correios.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.