Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Companhia da Zara supera Telefônica como empresa mais valiosa da Espanha

Companhia têxtil Inditex atingiu nesta segunda-feira um valor de mercado de 43 bilhões de euros na Bolsa de Madri

A companhia têxtil Inditex, que agrupa grifes como a Zara, transformou-se nesta segunda-feira na empresa mais valiosa da Bolsa de Valores de Madri ao superar a Telefônica, que perdeu esta posição após 21 meses de liderança.

No momento do fechamento da bolsa, a Inditex registrava um valor de mercado de 43,01 bilhões de euros (equivalente a 54,18 bilhões de dólares), acima dos 42,291 bilhões de euros (53,287 bilhões de dólares) da empresa de telecomunicações.

Em 19 de abril, a Inditex superou o Banco Santander em valor de mercado e transformou-se na segunda companhia mais importante do Ibex 35 – índice que agrupa as 35 maiores empresas que negociam ações na bolsa espanhola.

As ações da Inditex – grupo têxtil que aglutina as grifes Zara, Bershka, Stradivarius, Massimo Dutti e Pull & Bear, entre outras – terminaram o pregão desta segunda-feira em 69 euros (quase 87 dólares).

A Inditex é uma das poucas companhias do Ibex que acumula alta neste ano, de 10,5%, o que contrasta com a baixa de 25% registrada pelo conjunto da bolsa espanhola desde janeiro.

A empresa, fundada por Amacio Ortega, é um dos principais distribuidores de moda do mundo. Conta com 5.527 estabelecimentos em 82 países – 425 deles estão em território americano – e mais de 400 cidades, com quase 110 mil funcionários.

(com agência EFE)