ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Como a Centauro surpreendeu e comprou a Nike no Brasil

Aquisição por R$ 900 mi transforma a Centauro em distribuidora exclusiva dos produtos da Nike no Brasil; lojas e e-commerce também fazem parte do acordo

Por Felipe Mendes Atualizado em 7 fev 2020, 11h01 - Publicado em 7 fev 2020, 10h45

Depois de uma negociação conturbada e cheia de reviravoltas, a Netshoes foi parar nas mãos da Magazine Luiza, frustrando os planos da Centauro, que chegou a apresentar uma proposta, em maio de 2019, avaliada em 108,7 milhões de dólares para adquirir a concorrente do e-commerce de artigos esportivos no país. O tempo passou e o grupo SBF, holding que administra a rede Centauro, voltou a atacar. Nesta quinta-feira, a companhia firmou a aquisição da operação da Nike no Brasil por 900 milhões de reais, surpreendendo o mercado de varejo nacional. Na bolsa, o reflexo foi imediato. A valorização das ações ordinárias da Centauro na B3 foi de 14,69%, para 49,71 reais. Em termos de comparação, o Ibovespa fechou o dia em queda de 0,72%. Nesta sexta-feira, 7, as ações continuavam subindo: por volta das 10h45, os papéis acumulavam alta de 5,57%, a 52,48 reais. A bolsa operava em queda de 0,40%.

Com dinheiro em caixa após abrir capital na bolsa e captar 772 milhões de reais em sua oferta pública inicial (IPO) na B3 em abril do ano passado, a Centauro viu como oportunidade um movimento que vem afastando grandes players mundiais do país. A complexidade tributária e logística brasileira geralmente afugentam as marcas globais que operam por aqui, e o movimento é sair do país antes que seus artigos se depreciem — como aconteceu com a VF, que controla marcas como a Vans, que saiu no Brasil e depois teve sua operação nacional adquirida pela Arezzo e a rede Outback, colocada à venda pela Bloomin’ Brands, grupo que controla sua operação no país. Além do Brasil, a Nike também vendeu suas operações comerciais na Argentina, no Chile e no Uruguai, para o conglomerado mexicano Axo.

Com a aquisição da Nike, marca presente no imaginário do consumidor brasileiro, a parceria é vista pelo mercado como oportunidade para que a varejista nacional tire boas lições e agregue ainda mais valor a sua marca.

No negócio, a Centauro passa a ter exclusividade na distribuição de itens da Nike. Com 209 unidades em 26 estados – somente o Amapá não detém uma loja da rede –, a Centauro deve utilizar sua capilaridade para maximizar o potencial de entrega dos produtos da Nike no país.  Segundo o CEO do grupo SBF, Pedro Zemel, as operações se manterão apartadas. “As decisões da Nike serão realizadas de forma independente. Entendemos que a independência desses negócios é algo fundamental para a nossa estratégia”, afirma.

Um dos objetivos da empresa é ganhar presença de mercado na internet, canal em que a Adidas é mais bem estruturada, e colocar suas lojas num ecossistema multicanal, que englobe as operações física e digital. Para isso, é provável que a Centauro utilize suas lojas como pontos de retirada de produtos comprados por meio do site da Nike no futuro. “Nós vamos analisar as oportunidades. Seria importante aproveitarmos toda a estrutura que as duas empresas têm de logística e de distribuição”, afirma Zemel. No fim do ano passado, a Centauro fechou uma parceria com a B2W pare vender artigos esportivos no marketplace da Americanas.com, um dos maiores do país, se expandido, assim, no setor de e-commerce nacional.

O acordo entre as empresas permite com que a Centauro assuma a distribuição de produtos como roupas, calçados, acessórios, equipamentos e itens licenciados no país. Mas não só isso. A varejista nacional também passará a operar o e-commerce e as lojas físicas. Hoje, há mais de 30 unidades das bandeiras Nike Store e Nike Factory no Brasil, sendo que alguns pontos de venda são operados em parcerias com redes como Bayard e Authentic Feet. Segundo Zemel, essas parcerias se manterão. “A Nike tem uma estratégia de mercado em que ela trabalha com determinados grupos de produtos em determinados canais, e a gente não antevê mudanças nisso”, diz o executivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.