Com ‘Vem pra rua’, Fiat ganha ‘merchan grátis’ no NYT
Jornal produz vídeo sobre protestos no Brasil e exibe campanha da montadora na íntegra
A montadora Fiat foi destaque em vídeo de um dos jornais de maior circulação no mundo, o ‘New York Times’. A campanha Vem Pra Rua foi exibida na íntegra pelo site do jornal, num vídeo produzido sobre os protestos no Brasil e publicado nesta segunda-feira. Para a Fiat, que, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, chegou a cogitar tirar a campanha do ar no auge dos protestos, a veiculação no NYT resulta em mídia espontânea num momento em que a campanha deixa, gradativamente, o intervalo comercial na TV.
Leia também:
A inspiração que falta nos protestos: uma trilha sonora
Campanha da Fiat ‘Vem Pra Rua’ deveria acabar – mas continua
Campanha da Fiat ‘Vem pra rua’ sairá do ar no sábado
Os manifestantes que mobilizaram o país ao longo do mês de junho se apropriaram do slogan e hashtag da campanha (#vemprarua) como forma de incentivar o público a aderir às passeatas. Um vídeo divulgado no YouTube com imagens das manifestações e trilha sonora da campanha da Fiat (cantada por O Rappa) tornou-se um viral na internet, assim como o próprio vídeo da Fiat, que foi visualizado por mais de 18 milhões de pessoas.
A Fiat negou, em meados de junho, que tiraria a campanha do ar devido aos protestos. Segundo a montadora, a campanha permaneceria até o dia 22, conforme o cronograma de mídia da empresa. Por meio de sua assessoria de imprensa, a montadora afirmou, contudo, que o fim do cronograma não significaria sua extinção imediata, pois ainda havia alguns contratos remanescentes para exibição posterior. Estes corresponderiam a somente 10% do total veiculado – os outros 90% já teriam acabado no próprio sábado, 22. Mesmo assim, no último domingo, 30, ainda era possível assistir ao vídeo na TV paga.