ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Com recursos extras, governo desbloqueia R$ 14 bi do orçamento

Após a liberação de verbas, todos os ministérios contam com 100% de seus recursos disponíveis

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 nov 2019, 17h54

O Ministério da Economia confirmou, na tarde desta segunda-feira, 18, que os 14 bilhões de reais que estão bloqueados serão descontingenciados do orçamento. Assim, todo o volume de recursos orçado para o ano está liberado para os ministérios.

A desbloqueio só foi possível devido à venda dos blocos de petróleo da cessão onerosa, em leilão realizado em 6 de novembro. Dos 69 bilhões de reais arrecadados no pleito, entraram para o governo federal 16,8 bilhões como recursos extraordinários.

Paulo Guedes, ministro da economia, afirmou que o dinheiro ajudará o governo a fechar as contas neste ano com um déficit menor do que o que foi orçado. Imaginava-se, no início do ano, que o rombo nos cofres públicos seria de 139 bilhões de reais. Na nova estimativa do governo, o buraco ficará limitado a 80 bilhões — o menor desde 2015. “Com o descontingenciamento, vamos encerrar o ano dentro do previsto para os gastos de todos os ministérios”, disse Guedes.

As pastas que estavam com maiores volumes financeiros bloqueados são a da Cidadania e a da Educação. Economia, Agricultura, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura também estão entre os ministérios que tinham recursos restringidos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.