Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com expansão de crédito, lucro da Caixa cresce 38,2%

Ganho anual já soma 5 bilhões de reais, crescimento de 19,3% em relação a 2012

A Caixa Econômica Federal manteve até setembro sua política de forte expansão de crédito, e o lucro líquido do terceiro trimestre somou 1,9 bilhão de reais, alta de 38,2%, segundo informou a empresa nesta quinta-feira. De janeiro a setembro, o lucro somou 5 bilhões de reais – crescimento anual de 19,3%.

No fim de setembro, a carteira de crédito do banco estatal somou 463,4 bilhões de reais, alta de 40% em doze meses. De acordo com a empresa, o saldo da carteira do banco representa 17,7% de todo o crédito do Sistema Financeiro Nacional. O aumento da carteira impulsionou o total de ativos da Caixa, que somou 1,5 trilhão de reais, sendo 858,4 bilhões de ativos próprios.

A inadimplência era de 2,4% no fim do terceiro trimestre. No segundo trimestre, a inadimplência havia sido de 2,27%. O retorno sobre o patrimônio líquido médio no ano, medida de rentabilidade, foi de 27%. As receitas de operações de crédito impulsionaram o resultado bruto de intermediação financeira, que alcançou 14,5 bilhões de reais, representando uma alta de 19,3%, segundo a Caixa.

Leia também:

Acordo entre Caixa e CVM pode elevar rendimento do FGTS

Caixa concede R$ 100 bi em crédito imobiliário no ano até setembro

(com agência Reuters)