Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Claro se prepara para entrar no sistema financeiro

A ideia é surfar na onda do open banking e do PIX, do Banco Central, e reduzir custos de intermediários

Por Luisa Purchio Atualizado em 31 jul 2020, 17h33 - Publicado em 31 jul 2020, 16h36

Na onda do open banking e do lançamento do PIX, o sistema de pagamento digital do Banco Central, diversas empresas de telecomunicações estão criando seus próprios produtos financeiros. Fontes envolvidas neste mercado comunicaram a VEJA que a Claro está se preparando para lançar em novembro ou dezembro uma nova empresa do grupo que oferecerá produtos financeiros. Hoje a Claro já oferece produtos de recarga de crédito de celular, mas a ideia é ampliar a oferta de crédito e criar um sistema de pagamento ao estilo do PicPay. “Inicialmente será para venda de produtos de telecomunicação da empresa e de parceiros, mas depois isso poderá ser aberto a outros produtos”, diz um colaborador sob condição de anonimato.

Além disso, com a própria empresa de serviços de pagamento, a Claro poderá reduzir os custos e porcentagens que são direcionados por operação aos intermediários terceirizados, os chamados gateways de pagamento. A fintech terá como público alvo clientes da base da Claro que não conseguem ter contas em banco por não possuírem renda fixa ou comprovante de residência. Hoje, esses clientes já estão ligados à empresa por meio de linhas telefônicas e serviços de recarga de celular.

No ano passado, a Claro fez uma tentativa de desenvolver uma plataforma de empréstimos de até 10 mil reais por meio de uma parceria com o banco Inbursa S.A. O aplicativo de nome Claro SmartCred, no entanto, não teria decolado por causa de dificuldades nas regras do Banco Central.

ASSINE VEJA

Os 10 fazendeiros que mais desmatam a Amazônia
Os 10 fazendeiros que mais desmatam a Amazônia Leia em VEJA: Levantamento exclusivo revela os campeões da destruição. Mais: as mudanças do cotidiano na vida pós-pandemia ()
Clique e Assine
Continua após a publicidade

A nova tentativa pretende surfar na Agenda BC#, que segue no caminho de digitalizar e democratizar o mercado financeiro. Esse movimento vai ao encontro da ampliação de negócios da empresa de telecomunicações Vivo, que entre os novos produtos acaba de lançar a Vivo Money. Uma parceria entre a Vivo e a Ibi Promotora de Vendas Ltda, correspondente bancária do Banco Digio S.A., o produto criado oferece empréstimos de até 30 mil reais. Em fase de implementação, a plataforma está aberta apenas para clientes cadastrados e habilitou uma lista de espera. “As oportunidades são várias, em várias vertentes da economia, tanto pessoa física quanto das pequenas e grandes empresas”, disse Christian Gebara, CEO da Vivo, em conferência digital promovida esse mês pela consultoria de negócios e TI Everis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.