Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China aumenta taxa de juros pela primeira vez em três anos

Objetivo é combater pressão inflacionária e reduzir medidas de estímulo à economia implantadas em 2008

O Banco do Povo da China elevará as taxas de depósito e de empréstimo em 0,25 ponto porcentual. A alta é a primeira desde dezembro de 2007, demonstrando esforços recentes de Pequim para reduzir medidas de estímulo à economia introduzidas durante a crise financeira global de 2008. O aumento dos juros também reflete a elevação das pressões de alta na inflação, segundo reportagem do Wall Street Journal.

O BC informou em nota que a taxa de empréstimo em yuan para um ano foi elevada para 5,56%, de 5,31%, e que a taxa de depósito em yuan para um ano subiu para 2,5%, de 2,25%.

A inesperada elevação do juro pela China pode ser um sinal de que o PIB do terceiro trimestre e os índices de preços de setembro, que serão divulgados na quinta-feira, devem ter superado as projeções, fazendo do esfriamento da economia e da inflação uma missão mais urgente para o governo chinês.

Segundo pesquisa conduzida com 14 economistas ouvidos pela Dow Jones, a expansão esperada para o PIB é de 9,5% no terceiro trimestre – número inferior ao crescimento de 10,3% registrado no segundo trimestre.