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Cencosud negocia compra da rede Intercontinental por R$ 800 milhões

Mais conhecida como Inter Supermercados, a rede carioca está na mira da varejista chilena

Por Da Redação
15 nov 2012, 11h50

A rede chilena de supermercados Cencosud está prestes a fechar sua oitava aquisição no Brasil em cinco anos. A empresa está negociando a compra da rede carioca Intercontinental Comercial de Alimentos, mais conhecida como Inter Supermercados. O valor da transação pode chegar a 800 milhões de reais, afirmam fontes.

O Inter Supermercados pertence a Antônio Cunha, irmão de Joaquim Cunha, ex-proprietário da rede carioca de supermercados Prezunic, com 31 lojas, que foi vendida ao Cencosud em novembro do ano passado por 875 milhões de reais. Tem 21 lojas e registrou faturamento bruto no ano passado de 502 milhões de reais, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

As duas empresas negam que estejam negociando. Mas, conforme fornecedores, pessoas ligadas à família Cunha e consultores envolvidos no negócio, faltam poucas semanas para a aquisição ser concluída. “Um ano depois de ter comprado o Prezunic, os chilenos do Cencosud viram que foi um bom negócio. Agora, eles precisam aumentar a escala de compras e a aquisição do Inter, que trabalha com os mesmos fornecedores e funcionaria muito bem para esse propósito”, disse uma fonte familiarizada com o negócio.

Fundado em 1991, o Inter é uma rede de supermercados mais voltada para as classes C e D, com grande oferta de produtos de segunda e terceira linha – as chamadas “marcas de combate”. Suas lojas ficam em localidades do subúrbio do Grande Rio de Janeiro, como Alcântara, Nova Iguaçu, Cascadura, Campo Grande e Pavuna.

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Presença chilena – O Cencosud já tem, em oito Estados do Brasil, cerca de 350 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas de eletroeletrônicos. Sua maior bandeira é a rede sergipana GBarbosa, comprada em 2007, que tem pelo menos 74 supermercados.

A rede também é dona da rede mineira Bretas, das baianas Perini e Mercantil Rodrigues, além da carioca Prezunic. São pelo menos 196 supermercados no total, além de 73 lojas de eletrodomésticos, 63 farmácias e três centros de distribuição. A empresa divulgou que iria investir este ano 400 milhões de reais para abrir 16 novos pontos de venda.

Com tudo isso, conforme os relatórios de resultado da companhia chilena – que tem ações na Bolsa de Santiago e de Nova York -, o Brasil já responde por 25% da receita da companhia, excluindo o faturamento de shopping centers e lojas de artigos para o lar (que a empresa tem em outros países).

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No Brasil, no ano passado, o Cencosud foi classificado como a quarta maior rede de supermercados, com vendas de 6,4 bilhões de reais.

Com vendas de 15,6 bilhões de dólares em cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia) no ano passado, o Cencosud fez uma de suas maiores aquisições em outubro, quando comprou por 2,6 bilhões de dólares os supermercados da francesa Carrefour na Colômbia, graças a um empréstimo de 2,5 bilhões de dólares do banco JP Morgan.

Na próxima terça-feira, o conselho de administração do Cencosud fará uma assembleia com acionistas para votar uma proposta de aumento de capital de 1,5 bilhão de dólares. Se concretizada, a transação ajudará a empresa a pagar o empréstimo e também novas aquisições que estão na mira de Horst Paulmann, fundador e maior acionista da companhia.

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(Com Estadão Conteúdo)

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